Deputado Anselmo José Domingos

Universidade Federal de Viçosa é homenageada na ALMG

Universidade Federal de Viçosa é homenageada na ALMG

Uma das maiores e mais conceituadas universidades do país, a Universidade Federal de Viçosa, foi homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelos seus 90 anos de fundação, sendo uma das instituições públicas de ensino superior mais antigas do Brasil. A celebração aconteceu no dia 29 de agosto e foi presidida pelo deputado Anselmo José Domingos.

O parlamentar ressaltou como é difícil uma universidade se manter consolidada por tantos anos. “Entendemos que instituições sólidas, como a UFV, são essenciais para o desenvolvimento do país, ainda mais sendo uma universidade em crescimento”, afirmou.

O ex-aluno da UFV e atualmente subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo, Marco Antônio Viana Leite, falou sobre o orgulho de ter participado da história da universidade. “Falar da UFV é falar de uma universidade que realmente é universal se imaginarmos que ela começou tratando do rural, e hoje trabalha nas áreas de medicina e em vários campos do conhecimento. Uma universidade em que o mais importante não são os prédios, mas as pessoas, e aqui temos várias pessoas formadas lá, e outras milhares que não estão aqui”, pontuou Marco Antônio.

Em nome da universidade, a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, agradeceu a homenagem a todos aqueles que a reconhecem com patrimônio do país: “que reconhecem a representação que tem na formação dos nossos profissionais, no desenvolvimento da pesquisa, na inovação e, claro, como patrimônio a serviço da nossa sociedade brasileira”.

Ao ressaltar as diversas autoridades presentes na solenidade e que estudaram na universidade, ao chamar seus ex-alunos de embaixadores da instituição, ela ponderou que, “se hoje podemos contar essa bela e sólida história de uma universidade que completa 90 anos, é porque muitos construíram seus degraus”.

Com a homenagem, Nilda de Fátima frisou que hoje foi um dia marcante dentro da UFV. “Internamente fizemos um plantio, que com certeza será eterno. Representando os 90 anos da UFV, plantamos uma árvore. No domingo, dia 28, a universidade completou seus 90 anos, mas fizemos hoje, segunda-feira, esse grande marco lá. E o segundo marco é aqui, nesta solenidade em que o Estado de Minas, por meio da ALMG, com certeza, aquiesce a nossa universidade”, completou.

Fonte: Assembleia de Minas

Veja mais fotos aqui.