Deputado Anselmo José Domingos

Joaquim Gaspar tornar-se Cidadão Honorário de Minas

Joaquim Gaspar tornar-se Cidadão Honorário de Minas

Naturalizado brasileiro e português, o empresário Joaquim Gaspar recebeu o Título de Cidadão Honorário de Minas Gerais das mãos do deputado Anselmo José Domingos durante uma cerimônia realizada, no dia 19 de setembro, na Assembleia de Minas.

O Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais contempla pessoas que não são nascidas em Minas Gerais, porém contribuem de forma significativa para o crescimento, desenvolvimento e reconhecimento do Estado.

Gaspar nasceu em Póvoa do Concelho, em Trancoso, Portugal. Aos cinco anos mudou-se com os pais para Belo Horizonte. Começou a trabalhar com o seu pai no bairro Sagrada Família, foi vendedor de eletrodomésticos, um dos fundadores das empresas Copiadora Universal, Copiadora Brasilusa Ltda e da Associação dos Papeleiros de Belo Horizonte.

Atualmente, o empresário é referência no ramo da papelaria e já integrou várias entidades do segmento, como a Associação Comercial de Minas, o Clube dos Diretores Lojistas (CDL), a União dos Varejistas e a Associação dos Comerciantes do Hipercentro de BH. Recentemente, Joaquim Ventura começou a atuar no ramo imobiliário.

“Não é necessário salientar a importância de Portugal na construção da nossa identidade brasileira, a influência dos costumes e da cultura portuguesa em tudo o que somos. Todo brasileiro é um pouco português, e todo português se sente um pouco brasileiro”, ressaltou o deputado Anselmo José Domingos.

Gaspar também Cidadão Honorário de Belo Horizonte e ressaltou a importância de agora tornar-se cidadão mineiro. “Era a única que me faltava, pois possuo dupla nacionalidade - concedida pelo governo brasileiro, sem perder a nacionalidade portuguesa - e a cidadania belo-horizontina. Portanto, a partir de agora, sou brasileiro, belo-horizontino e mineiro, com muita alegria e muita honra”, afirmou.

O deputado Anselmo ainda salientou a importância desta homenagem a Gaspar. “Honraria mais que merecida devido ao seu inquestionável serviço prestado por esta terra, por sua colaboração com o progresso do comércio e acima de tudo, por sua identificação pessoal com o nosso querido estado de Minas Gerais.”

Familiares e amigos prestigiaram o evento que contou com a participação de quase 100 pessoas.

Veja mais fotos aqui.