Deputado Anselmo José Domingos

Deputado Anselmo fala sobre mobilidade urbana para estudantes de Jornalismo

Deputado Anselmo fala sobre mobilidade urbana para estudantes de Jornalismo

O deputado Anselmo José Domingos fez uma palestra para cerca de 40 estudantes do sexto período da PUC Minas para falar sobre o trabalho da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, do qual ele é vice-presidente, no dia 1º de setembro, na Escola do Legislativo da Assembleia de Minas.

Durante o encontro, o parlamentar tratou sobre os problemas recorrentes em taxistas e motoristas do aplicativo Uber. Para ele, é impossível controlar uma tecnologia que chegou para ficar, mas é necessário encontrar maneiras para que o transporte permaneça em Belo Horizonte com segurança e garantindo espaço também para os taxistas.

Anselmo também explicou as funções das comissões na Assembleia, como realizar estudos, fiscalizar os atos do Governo, promover visitas e realizar debates e audiências de temas de interesse da população. A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas tem como competências o planejamento, gerenciamento, construção e manutenção dos sistemas de transporte rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário. Além disso, o trabalho é focado em tratar da concessão e funcionamento dos terminais e vias de transporte, assim como a sua segurança e também abrange os meios de comunicação social e a liberdade de imprensa.

A participação dos alunos foi grande, principalmente em assuntos relacionados ao Uber e mobilidade urbana em geral. O deputado ressaltou que é autor da lei 10.134/2011, enquanto vereador, que cria a Política Municipal de Mobilidade Urbana. “O objetivo desta legislação é proporcionar o acesso amplo e democrático no espaço urbano, priorizando os meios de transporte coletivos e não motorizados, de forma inclusiva e sustentável”.

Ainda foram tratados temas como qualidade do transporte público, privatização das rodovias, ciclovias e representatividade da população na Assembleia e Câmara Municipal. “Foi um encontro que gostei muito de participar, no qual a participação e interesse dos alunos foi extremamente rica e relevante para o nosso debate”.

O parlamentar ainda é presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Veja mais fotos aqui.