Deputado Anselmo José Domingos

100 anos do Escotismo em Minas Gerais

100 anos do Escotismo em Minas Gerais

No dia 16 de maio, o deputado estadual Anselmo José Domingos (PTC) homenageou o centenário do Escotismo no Estado, em Reunião Especial, no Plenário da Assembleia de Minas. Como escoteiro que é, o parlamentar destacou a importância da atividade no estado e no país. “Há 100 anos os mineiros são exemplo na prática do Escotismo.”

O escotismo tem como principal bandeira o desenvolvimento do jovem, por meio da valorização da honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira. Dessa forma, o jovem assume seu próprio crescimento ao tornar-se exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. É uma entidade sem fins lucrativos.
Em Minas Gerais, o Escotismo tem destaque. São mais de 100 grupos no Estado, sendo 18 somente em Belo Horizonte. Existem mais de 6 mil associados em Minas Gerais. O primeiro grupo foi instalado na cidade de Rio Novo, em 23 de dezembro de 1914. Na época, era chamado de “Grêmio dos Bandeirantes Mineiros”, unidade escoteira sob a direção do tenente Alípio Dias.

O deputado destacou o trabalho dos escoteiros na figura do chefe Paulo Henrique, que o apresentou à atividade e é escoteiro há 26 anos. Atualmente, ele compõe o grupo 107 Grupos Escoteiro Coronel Vicente Torres Junior, que conta com 230 associados, sendo a maioria da Região do Barreiro, onde o parlamentar é morador.

Durante a reunião, o Conjunto de Lobinhos do 107MG fez uma bela apresentação ao cantar o Hino Nacional e o hino dos Escoteiros. “Visitei, recentemente, o Grupo acompanhado pelo Vereador Juliano Lopes e vi de perto o belo trabalho que ali é realizado. Muitos jovens e crianças empenhadas no trabalho voluntário e em tornarem-se adultos de destaque. Parabéns Paulo Henrique e todos os chefes pelo belíssimo trabalho desempenhado.”

Anselmo José Domingos é Escoteiro Honorário nomeado pelo Grupo de Escoteiros do Ar Padre Eustáquio, de Belo Horizonte, que desenvolve atividades originárias do Escotismo e orientadas para a aviação e o ambiente aeronáutico, aeromodelismo, entre outros. Durante seu discurso, o deputado informou que uma frase que o marcou durante a solenidade de posse como escoteiro, dita por um pai. “Vi adolescentes trabalhando em equipe, vi laços de respeito e amizade entre todos os que estavam presentes, vi crianças prontas para ajudar, vi correria e alegria em todo canto”.

Os escoteiros brasileiros são referência. A Organização Mundial do Movimento Escoteiro busca exemplos e boas práticas de Escotismo pelo mundo. Os Escoteiros do Brasil se destacaram na avaliação e receberam certificação internacional, o que mostra a qualidade do Escotismo exercido no país.

Recentemente, no dia 23 abril, foi comemorado o Dia Mundial do Escoteiro. Realmente foi um momento para celebrar, afinal são 40 milhões de pessoas no mundo lutando por dias melhores. “Está aí o sentido de ser Escoteiro, está aí, a razão pela qual acordamos e vamos à luta todos os dias! Sempre alerta para servir”, declarou o deputado.

Confira o álbum de fotosaqui.